Para enviar com o serviço de Correio Editorial Internacional, tem de ter os seguintes cuidados:
- cumprir as regras de pré-tratamento
- respeitar as normas de representação gráfica e o Manual de Endereçamento
- preencher uma Guia Multiprodutos por cada envio
O seu correio deve ter sempre a indicação “Taxa Paga”, que pode ser impressa ou carimbada.
Caso não sejam cumpridas as condições operacionais, as publicações serão enviadas como Correio Normal.
-
Regras de pré-tratamento
As publicações têm de ser entregues numa Loja CTT ou Balcão de Correio Empresarial nas seguintes condições:
- acondicionadas em cintas, envelopes ou invólucros de plástico, que deverão ser colocados em cassetes, contentores ou paletes diretas
- acondicionados em rolos ou maços quando dirigidos ao mesmo destinatário*
- ordenadas por código postal de 4 dígitos
- separadas e identificadas por escalão de peso, formato, países de destino e zonas de taxação
- faceadas
- devem ser acompanhadas de CN22 e de código de barras com prefixo «U»:
- sempre que se destinarem ao Reino Unido
- quando tiverem amostras ou brindes como encartes e se destinarem a qualquer outro país extracomunitário
Nota: pode requisitar rolos de etiquetas de códigos de barras «U» nas Lojas CTT ou diretamente com o seu gestor de conta.
*exceto os JPP credenciados
Se as publicações forem entregues em contentores ou paletes, os rótulos dos contentores ou das paletes devem conter as seguintes informações:
- quem preparou
- cliente
- título da publicação
- código do produto de correio (por exemplo, C05 – Jornal/Publicação periódica)
- região de encaminhamento
- zona de taxação.
Se forem entregues em maços ou cassetes, o rótulo deve conter as seguintes informações:
- se forem 5 ou mais objetos para o mesmo país: qual é o país de destino
- se forem até 4 objetos para diferentes países: a indicação “Diversos” e a zona de taxação.
Se entregar num Balcão de Correio Empresarial, deve ter em conta as horas limite de aceitação para jornais e publicações periódicas.
-
Normas de representação gráfica
Uniformizam o seu correio e garantem que todas as informações importantes são apresentadas de forma clara. Além disso, os elementos que identificam a nossa marca inspiram confiança a quem recebe correio.
Por isso, o seu correio tem de indicar sempre:
- o seu número de contrato (se tem contrato a crédito ou a pronto) ou número de cliente (se tem contrato pré-ativo)
- que tipo de produto é (Correio Editorial, Livros ou Publicações Periódicas)
- como vai ser enviado (por avião ou por superfície)
- com que rapidez vai ser enviado (prioritário ou económico).
-
Manual de Endereçamento
As regras de endereçamento são fundamentais para garantir a eficácia das entregas.
-
Guia Multiprodutos
Contém dados sobre o seu contrato e sobre o que está a enviar.
Pode preencher a Guia Multiprodutos: