O facto de atuarmos no setor de serviços e de termos uma reduzida incorporação de materiais - nos consumos intermédios e finais no nosso processo de fornecimento - torna-nos ambientalmente pouco agressivos. Ainda assim, faz parte da responsabilidade ambiental da empresa gerir os seus impactos para os minimizar.
Consumo de recursos
Embora a nossa atividade quase não recorra à incorporação de materiais enquanto consumos intermédios e finais no nosso processo de fornecimento, temos dado prioridade à sua redução. Temos vindo a usar material reciclado nos nossos produtos.
O papel é a matéria que mais usamos. É consumida água diariamente nas nossas instalações:
- para consumo humano
- para rega
- para situações pontuais de lavagem de veículos
- para utilização em equipamentos de climatização.
Participamos também em grupos de trabalho do BCSD, na área da sustainable finance, sobre oportunidades de financiamento da economia verde e circular. Neste âmbito:
- foi lançada a publicação Dever Fiduciário e Investimento Responsável
- foi realizado, em Lisboa, o workshop Fidutiary duty and non-financial information: sustainable finance products – com o objetivo de abordar e debater o tema e contribuir para a sua divulgação junto do setor financeiro e das empresas em geral.
Resíduos
Mantemos as nossas práticas de gestão interna e de encaminhamento de resíduos para o destino final mais adequado. Promovemos a separação do lixo e as soluções de valorização, em vez de enviar os resíduos para um aterro.
Em 2018, a taxa de valorização global dos CTT foi de 87,6 %, resultado de um esforço de melhoria da separação dos resíduos recicláveis.
No que respeita à economia circular, colocámos em prática serviços de logística inversa de resíduos, envolvendo o transporte em retorno de resíduos de clientes finais. Esta medida teve um impacto positivo no ambiente e na satisfação dos nossos clientes.
Sugestões de leitura
Se este tema lhe interessa, sugerimos que consulte também:
- Esfera CTT
- Projetos e iniciativas
- Relatórios e índices
- Princípios, políticas e outros normativos