Proteção ambiental

Estamos conscientes do nosso papel.

Biodiversidade

O facto de o papel ser o material mais usado na comunicação postal tem um efeito relevante, mesmo que indireto, sobre a floresta e a biodiversidade. Por isso, gerimos os seus impactos de forma ativa e alinhada com o nosso quadro de gestão: 

  • apostando na utilização de papel originário de florestas sustentáveis
  • promovendo a utilização de papel certificado no nossos produtos e serviços.

Uma Árvore pela Floresta

Pelo 5.º ano consecutivo, lançamos mais uma edição da iniciativa Uma Árvore pela Floresta, em parceria com a Quercus. Esta campanha tem como objetivo reflorestar com árvores autóctones algumas zonas do país, especialmente as áreas protegidas, as que apresentam alto risco de incêndio ou as mais afetadas pelos fogos. 

Em 2018, plantámos 65 mil árvores em áreas como:

  • o Parque Natural do Tejo Internacional
  • o Parque Nacional da Peneda-Gerês
  • o Parque Natural da Serra da Estrela
  • a Serra do Açor 
  • a Mata Nacional de Leiria

Tivemos o apoio de centenas de voluntários externos que se juntaram a esta iniciativa. 

Pela primeira vez, os kits (que permitem às pessoas apadrinhar a plantação de uma árvore) estiveram à venda também na nossa Loja Online

Durante a campanha, foram vendidos 87 mil kits.

Ver uma reportagem sobre esta iniciativa no programa Minuto Verde

Outras iniciativas

Para a preservação do ambiente e da biodiversidade, continuámos a apadrinhar o lince ibérico no Jardim Zoológico de Lisboa.

Lançámos também um passatempo no Instagram dos CTT, apelando à publicação de posts relacionados com a proteção da natureza e a biodiversidade. Oferecemos a cada um dos vencedores um kit do Uma Árvore pela Floresta e uma visita a um dos centros de recuperação de animais selvagens, da Quercus.

Formação e sensibilização

Desenvolvemos regularmente, dentro da empresa e no exterior, inúmeras iniciativas de sensibilização ambiental. Têm como objetivo:

  • promover o conhecimento sobre o ambiente
  • divulgar boas práticas entre os trabalhadores e outros stakeholders
  • alertar para aspetos ambientais como a conservação dos recursos, a proteção da natureza e a ecoeficiência, entre outros

Dentro da empresa

Publicamos todos os meses a revista Move-nos (com uma tiragem de 22 mil exemplares) onde publicamos frequentemente artigos sobre temas ambientais e sociais e onde dedicamos uma seção à prevenção rodoviária. 

Transmitimos também conteúdos relacionados com o ambiente – dados sobre consumos e emissões, informação sobre eventos, curiosidades ambientais, etc. – no nosso canal de televisão interno, transmitido no nosso edifício sede e na nossa rede de lojas.

Continuámos a divulgar conteúdos sobre sustentabilidade e ambiente na nossa newsletter mensal, Em Foco, dirigida aos trabalhadores da nossa rede de lojas. Alargámos a divulgação destes temas aos trabalhadores dos nossos centros operacionais em Portugal, através de e-newsletter.

Continuam a fazer parte do plano de formação dos nossos trabalhadores a formação em normas ISO (9001, 14001 e OHSAS 18001).

Para o exterior

Partilhamos regularmente notícias sobre sustentabilidade – económica, social e ambiental – no Facebook, através da nossa página sobre sustentabilidade: Esfera CTT. Esta página tem 39 mil fãs. Também estamos presentes no LinkedIn e no Instagram, onde temos mais de 30 mil seguidores. 

Participamos regularmente em conferências e publicações externas, divulgando artigos e casos de estudo.

Recorremos à filatelia para a sensibilização ambiental, em parte por ter grande prestígio no estrangeiro. As pagelas com informação técnica sobre o motivo do selo são usadas divulgar conhecimentos sobre:

  • espécies de fauna e flora 
  • proteção e conservação de ecossistemas e datas 
  • eventos relevantes relacionados com a biodiversidade.

Continuamos a fazer parte do programa Print Power, que faz campanhas de sensibilização sobre a comunicação responsável em papel, através de anúncios na imprensa e emails dirigidos a responsáveis de marketing e publicidade.

Sugestões de leitura

Se este tema lhe interessa, sugerimos que consulte também:

  • Esfera CTT
  • Projetos e iniciativas
  • Relatórios e índices
  • Princípios, políticas e outros normativos
  • Correio Verde
  • Comunicação publicitária sustentável
  • Filatélia

Minuto Verde (vídeos)